Avaliação do concreto pelo esclerômetro

Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão — Concreto endurecido ABNT NBR 7584

O ensaio de esclerometria é realizado segundo a ABNT-NBR 7584 e consiste um método não destrutivo que mede in loco a dureza superficial do concreto, fornecendo elementos para a avaliação da sua resistência à compressão. Além dos métodos de extração de testemunhas e ensaios de carga, pode ser realizada através de ensaios não destrutivos, que têm a vantagem de permitir o controle de toda a estrutura e sem afetá-la rapidamente.

Dentre os métodos não destrutivos, os de dureza superficial são os mais difundidos, devido à sua economia e facilidade de execução, dentre eles o método esclerômetro é o mais utilizado. Originalmente, foi proposto como um método de teste para determinar a resistência à compreensão do concreto, estabelecendo curvas de correlação no laboratório. 

Descrição do Dispositivo e Método

Um esquema do aparelho é dado na Figura 1, de acordo com a informação do fabricante, na qual os seguintes elementos são destacados:

clip_image002

 1. Martelo, 2. Concreto, 3. Corpo externo, 4. Agulha, 5. Escala, 6. Martelo, 7. Botão de leitura, 8. Mola, 9. Mola, 10. Seguro.

O teste é realizado pressionando o pino de disparo contra a superfície de exame, até que o martelo, acionado por uma mola, seja descarregado no pino de disparo. Após o golpe, o martelo salta uma certa distância, que é indicada por uma agulha em uma escala graduada. A leitura da posição da agulha representa a medida do recuo em porcentagem do avanço do martelo.

Basicamente, o processo consiste em uma massa móvel, com uma certa energia inicial, que impacta a superfície de uma massa de concreto, produzindo uma redistribuição da energia cinética inicial. Parte da energia é absorvida como atrito mecânico no instrumento e outra parte como energia de formação plástica do concreto. A parte restante é devolvida à massa móvel em proporção à energia disponível. Para tal distribuição de energia, é uma condição básica que a massa de concreto seja praticamente infinita em relação à massa do pino de disparo do dispositivo, que ocorre na maioria das estruturas. Consequentemente, o ressalto do esclerômetro é um indicador das propriedades do concreto, em relação à sua resistência e grau de rigidez.

Além disso, se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco e iremos aconselhá-lo e ajudá-lo a resolver qualquer problema, a fim de realizar o melhor e mais eficiente serviço.